sábado, 19 de novembro de 2011

WiFi o protocolo IEEE 802.11.



O que é Wi-Fi?

Provavelmente você já deve ter ouvido falar em algum lugar sobre esse termo. Wi-Fi é um termo licenciado pela Wi-Fi Alliance para se referir a redes sem fio baseadas no padrão IEEE 802.11. Na prática, é entendido simplesmente como uma tecnologia que permite a conexão entre vários dispositivos sem fio usando o protocolo IEEE 802.11. 

O Wi-Fi está cada vez mais difuso na sociedade devido às facilidades que ele proporciona. Primeiramente, por utilizar freqüências de rádio que não necessitam de licença para a instalação e/ou operação — exceto para uso comercial, que requer uma licença da ANATEL. Possuem custo de instalação baixíssimo, discretas e muito práticas. Segundo, por permitir a conexão de diversos dispositivos simultaneamente, sem o uso de fios

Como funcionam?

As redes Wi-Fi operam através de ondas de rádio, da mesma forma que telefones celulares e televisores. Um adaptador sem fio para computador transforma os dados em sinais de rádio e os emite através de uma antena. O roteador, dispositivo conectado a Internet através de cabos, recebe esse sinal, decodifica-o e o envia para a Internet. O mesmo ocorre no sentido contrário, estabelecendo-se assim a comunicação entre os dispositivos sem fio.


Os pontos de acesso para conexão com a Internet Wi-Fi recebem o nome de hotspots, comumente encontrados em aeroportos, cafés, bibliotecas, entre outros. Uma vez em um hotspot, basta ligar seu dispositivo portátil (laptop, smartphone etc.) com adaptador Wi-Fi e acessar a Internet.

Hoje em dia já é bem comum encontrar residências utilizando o Wi-Fi, e isso tende a ficar ainda mais comum, a ponto de você ter acesso à Internet a partir de qualquer lugar, sem o uso de fios

Os principais padrões na família IEEE 802.11 são:

IEEE 802.11a: Padrão Wi-Fi para frequência 5 GHz com capacidade teórica de 54 Mbps.
IEEE 802.11b: Padrão Wi-Fi para frequência 2,4 GHz com capacidade teórica de 11 Mbps.
IEEE 802.11g: Padrão Wi-Fi para frequência 2,4 GHz com capacidade teórica de 54 Mbps.
IEEE 802.11n: Padrão Wi-Fi para frequência 2,4 GHz e/ou 5 GHz com capacidade teórica de 65 à 600 Mbps.

OBS: Dispositivos com WiFi b/g não trabalham no padrão N . Exemplos: Notebooks, celulares, tablets. Caso a Rede WiFi esteja configurada somente para o padrão N, os mesmos não conseguirão se conectar. Na hora da compra escolha aparelhos com WiFi que trabalhem no padrão N. Alguns Roteadores Wifi com padrão N permitem a configuração para trabalhar com os padrões mais antigos simultaneamente.

sábado, 12 de novembro de 2011

AutoRuns - Controle as suas aplicações Windows



Já lhe aconteceu instalar uma aplicação e esta arrancar junto com o Windows e mesmo depois de dar voltas e mais voltas não consegue retirar do arranque? Calma, nós temos a solução.

Com o AutoRuns em poucos segundos poderá resolver essa situação. A aplicação mostra todos os programas, Dll’s e drivers encontrados no arranque do Windows e permite apagar ou deixar inativa essa ação diretamente na chave do registo do Windows. Este comportamento previne em muitos casos a duplicação de chaves o que leva a um ‘congestionamento’ do Windows.

Recomendo também esta ferramenta no combate ao spyware e adware, pois muitas vezes no arranque este ‘malware’ é instalado e executa ações programadas de âmbito danoso, tanto para a nossa máquina, como para a nossa privacidade. Leve, não precisa de instalação, uma ferramenta sempre pronta para ajudar.
A versão 11.1 do AutoRuns veio trazer algumas novidades interessantes. Em primeiro lugar foram adicionados novos locais onde são procuradas as entradas de arranque de sistema. Os filtros ativos passaram a estar presentas na barra de status, para que possam de forma fácil verificar os filtros ativos.

O AutoRuns passou também a incluir a marcação de entradas não assinadas e aquelas que não tiverem nome de companhia ou descrição associada. Fica assim mais fácil detectar eventuais entradas que possam não ser autorizadas.

Download AQUI